Curso Básico de Gestão para Bares e Restaurantes
O mercado pode comemorar o surgimento de mais uma unidade de divulgação de conhecimento no setor. Um grupo de experientes empresários, consultores, palestrantes e lideranças da ABRASEL criou a Escola de Bares e Restaurantes.
Mas o que tem essa escola que possa ser comemorado, de diferencial dos mais de 150 cursos existentes pelo país? Tem o investimento e foco no conhecimento prático, na experiência, na vivência de seus professores, no sucesso já obtidos pelos mesmos no mercado, nas suas respectivas áreas e a brevidade de seus cursos.
O conteúdo do curso é baseado no livro "Como Montar e Administrar Bares e Restaurantes" do Percival Maricato, que foi publicado até a 3º impressão da 9º edição pela editora SENAC São Paulo ,onde o sucesso dessa obra, prática e didática, mostra o caminho.
O objetivo deste curso é fornecer conhecimento, aperfeiçoar profissionalmente, todos os agentes envolvidos com o setor, sejam empresários, sejam funcionários, professores, consultores, enfim, quem precisa de informações rápidas, seguras, em curtos espaços de tempo.
Tema 1 - Conhecendo o mercado e o negócio:
- Tendências, evolução, o cliente, o funcionário, qualidades exigidas do empreendedor. Concorrência, riscos do capital investido e do patrimônio pessoal.
Exigências de órgãos públicos para abertura e funcionamento:
- Junta comercial, sanitários, corpo de bombeiros, prefeitura, estado, união.
Preliminares do negócio:
- Capital necessário, custos aparentes e ocultos, sociedade, ponto comercial, locação;
- Montagem física, comunicação visual, importância da ambientação, sonorização e música;
- Ambiente, iluminação, a fórmula capas (cozinha, ambientação, produtos, atendimento e serviços).
- Plano de negócio.
Modelos e conceitos de negócio:
- Independente, crescimento, franquia, filiais, tipo de negócios na área (bar, restaurante, pizzaria, churrascaria, fast food etc).
Tema 2 - Problemas jurídicos e administrativos:
- Reforma trabalhista e gorjeta – problemas com ministério e justiça do trabalho.
- Ecad, Procon, Decon, OMB e outros - Contratação de terceirizados – Contador, Advogados, etc,
Tema 3 - Como evitar reclamações trabalhistas:
- Tipos de contratos (prazo indeterminado, fixo, intermitente, terceirizado, experiência, etc) com consumidor, civis, com locação, com órgãos públicos, leis onerosas e restritivas de funcionamento (limite de horários, venda de bebidas e cigarros, excesso de ruído etc);
Tema 4 - Estruturação de produto:
- Cardápio;
- Desenvolvimento de fornecedores/compras;
- Receituário e fichas técnicas;
- CMV – Conceito.
Legislação sanitária - Noções básicas
Tema 5 - Estruturação de áreas de produção:
- Layout e equipamentos de cozinha/copa/bar (dimensionamento qualitativo e quantitativo)
utensílios e adereços
Tema 6 - Estruturação de ambiente:
- Mobiliário, cenário e atendimento
Tema 7 - Marketing:
- Divulgação, comunicação, promoção, clássico e de redes sociais;
- Concorrência, preços, importância do atendimento e da relação custo benefício.
Tema 8 - Gestão de compras e estoque:
- CMV;
- Controles;
- Custos e preços.
Tema 9 - Gestão financeira:
- Contabilidade gerencial, tributos, controles e sistemas;
- Meios de pagamento;
- Fiscalizações: fraudes que podem ser usadas por funcionários, fornecedores, clientes e terceirizados.
Tema 10 - Gestão de pessoas - administração de funcionários:
- Cultura empresarial, direitos e obrigações.
O Aluno terá acesso a "Área do Aluno" para pegar o material digital necessário para as aulas e após a conclusão do curso irá receber um certificado impresso.
Sobre a inscrição
1. As vagas são preenchidas por ordem de recebimento das inscrições.
2. Fique atento ao contato cadastrado, e-mail e telefone, pois é através dele que você receberá as instruções de pagamento e a confirmação de sua inscrição, bem como detalhes sobre a turma, data, hora e outras informações sobre o curso que você escolheu.
3. Sua inscrição só será concluída após a confirmação do pagamento, portanto é necessário realizá-lo com antecedência.
4. Caso a turma não atinja o número mínimo de participantes, o curso fica sujeito a adiamento, podendo o participante escolher entre uma próxima turma ou a restituição do valor integral já pago.
Sobre a desistência
1. O aluno tem até 5 (cinco) dias úteis, antes do início do curso, para informar sobre a sua desistência e receber a restituição do valor integral já pago.
2. Para desistência com prazo menor ao acima estipulado, será cobrada a taxa de R$100,00 (cem reais) e restituída a diferença para o valor já pago.
3. A restituição de valores ocorrerá em até 5 (cinco) dias úteis a partir da data da comunicação da desistência.
1. O aluno tem até 5 (cinco) dias úteis, antes do início do curso, para solicitar a mudança de turma, sem qualquer ônus.
2. Para solicitação de troca de turma com prazo menor ao acima estipulado, será cobrada a taxa de R$50,00 (cinquenta reais).
Sobre a mudança de curso
1. O aluno tem até 5 (cinco) dias úteis, antes do início do curso, para solicitar a mudança de curso.
2. Caso o valor do curso escolhido seja maior que o do curso inscrito, o aluno deverá pagar a diferença para ocorrer a mudança de curso.
3. No caso do valor do curso escolhido ser menor do que o do curso inscrito, só haverá restituição da diferença, se respeitado o prazo de 5 (cinco) dias úteis para início do curso inscrito.
4. Para solicitação de troca de curso com prazo menor a 5 (cinco) dias úteis, será cobrada a taxa de R$50,00 (cinquenta reais), mais a diferença para o valor do curso escolhido, se houver.
Sobre a reposição de aula(s)
No caso de falta, será oferecida a reposição da aula conforme a disponibilidade de vaga.
Ideal para quem já é dono de um bar ou restaurantes e busca conhecimento.
Ideal para quem vai abrir um bar ou restaurante e busca conhecimento.
Ideal para quem já trabalha no setor e buscar qualificação especializada.
Importante para se manter atualizado.
Curso que vai além das informações básicas e superficiais, bom também para criação de networking e novos contatos.
Adorei Luís esclarecedor, de forma simples e muito dinâmico fora a troca de experiência com todos do curso, super indico.
Informações muito claras,técnicas super executiveis, indico o curso para demais, se tiver um novo curso, estarei presentes e colocarei em prática Gestão de Pessoas